CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 19/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO AO GARANTIA SAFRA

A Prefeitura de Ibiapina formalizou sua participação no Garantia Safra em um evento especial, no qual o Prefeito Marcão foi recebido pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas e os gestores da agricultura do Ceará.

A assinatura do Termo de Adesão aconteceu com a presença da Secretária de Agricultura de Ibiapina, Lucilene Vasconcelos e comitiva liderada pelo gestor municipal.

Esse importante passo reforça o compromisso da gestão com o apoio aos agricultores locais, com o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região e efetiva mais um compromisso da gestão, que está alinhada com o homem do campo.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 16/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ENTREGA DE SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR.

A Prefeitura de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMATERCE, está promovendo a distribuição das sementes de milho e feijão do Programa Hora de Plantar do Governo Estadual.

O objetivo é proporcionar aos agricultores sementes de alta qualidade para seus cultivos. Na última segunda-feira, 15 de janeiro, a entrega foi realizada no distrito de Pindoba, seguida pelo distrito de Alto Lindo, no dia 16 de janeiro.

No total, o município de Ibiapina foi beneficiado com mais de 2 toneladas de sementes prontas para o plantio. Essa iniciativa visa fortalecer a agricultura local.

Agradecemos a participação e engajamento de todos os envolvidos!

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 16/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DATA DA ENTREGA DE SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR

O Programa Hora de Plantar 2024 está pronto para iniciar as entregas de sementes, a partir de amanhã, quarta-feira, 17 de janeiro de 2024.

Os agricultores interessados podem comparecer ao Escritório da Ematerce em Ibiapina, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Certifique-se de trazer os documentos necessários, como DAP ou CAF válidos, além de RG e CPF.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 16/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL V FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Prefeitura de Ibiapina em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, convida a toda população Ibiapinense para a V Feira da Agricultura Familiar.

O evento acontecerá dia 21 de novembro, terça-feira, dando início no Auditório Zumira Melo das 8:00 da manhã com encerramento as 12:00 da tarde. No calçadão da liberdade das 18:30 as 22:00 horas.

Terá como objetivo fornecer assistência aos produtores ao longo de toda a cadeia produtiva. Dando aos produtores rurais notoriedade e oportunidade de comercialização de seus produtos.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR

#Agricultura 13/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DE IBIAPINA PARTICIPOU DO PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA PARA FEBRE E AFTOSA E POSSE DA GERENTE REGIONAL E GERENTES LOCAIS DA EMATERCE
#Agricultura 25/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA INICIA CADASTRO DO GARANTIA SAFRA 2023/2024 NAS COMUNIDADES
#Agricultura 22/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL UM GRANDE PASSO NA ECONÔMICA AGRÍCOLA: IBIAPINA INICIA PLANTAÇÕES DE UVA

Ibiapina tem-se desenvolvido em longa escala e uma das áreas beneficiadas é a agricultura local.

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, se iniciou o processo de plantio de uvas no município. Uma nova cultura que tem tudo para se desenvolver e alavancar a economia agrícola de Ibiapina.

Todo o processo foi abraçado e apoiado pela Prefeitura de Ibiapina, por meio dos gestores e da Secretaria de Agricultura, que tem acompanhado de perto cada passo deste processo.

Se tudo ocorrer dentro dos parâmetros preestabelecidos, Ibiapina se tornará uma grande produtora de uva e suas variedades, impulsionando várias áreas de nosso município.

Com ações inovadoras Ibiapina continua trabalhando e se desenvolvendo para oferecer o melhor ao seu povo.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 18/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CALENDÁRIO DO GARANTIA SAFRA 2023/2024

Confira a seguir as localidades, os dias e horários.

Xerox de documentos exigidos para inscrição;

- DAP E CAF

- RG, CPF E NIS DO CASAL

- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUAL

- N° DE RESIDÊNCIA PARA CONTATO

- ITR, INCRA OU ESCRITURA DA TERRA

#Agricultura 06/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA DE IBIAPINA PARTICIPA DA CAPACITAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GARANTIA SAFRA 2023/2024 EM SOBRAL

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ibiapina, representada pela secretária Erivanda França, acompanhada pelo técnico João Paulo, esteve em ação nesta terça-feira, dia 5 de setembro. Eles participaram de uma capacitação fundamental para a nossa região, focada na implementação do Garantia Safra 2023/2024, sediada em Sobral.

O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), uma iniciativa que visa fornecer as condições mínimas permitidas de sobrevivência aos nossos valorosos agricultores familiares. Essa ação é relevante para municípios como o nosso, que enfrentam perdas sistemáticas durante várias temporadas devido às incertezas climáticas, seja pela estimativa ou pelo excesso de chuvas.

Juntos, estamos semeando o sucesso e a resiliência da agricultura familiar em Ibiapina!

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 12/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL NOVO LOCAL DA FEIRA DE IBIAPINA: MAIS ORGANIZAÇÃO É SINÔNIMO DE AVANÇO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa sobre a relocação da feira. A partir deste domingo, 13 de agosto, a feira já funcionará nos novos endereços, trazendo mais organização e avanço para nossa cidade.

A Feira de Frutas e Verduras agora será na Rua Inácio Pontes (paralelo ao Calçadão da Liberdade.)

A Feira do Peixe será na Rua Padre Ibiapina ( Em frente a Escola Rosa Martins)

A Feira de Feijão, Milho, Cereais, Farinha e Lanche agora acontecerá no Calçadão da Liberdade.

A Feira de Goma e derivados será na Rua Coronel Wenceslau Soares ( paralelo ao calçadão da Liberdade)

A Feira de Mudas de plantas e Diversos acontecerá na Rua Coronel Lupércio.

E a Feira de Roupas continuará no Calçadão da Liberdade.

Toda esta logística foi cuidadosamente pensada e alojada para trazer organização e facilitar as compras e vendas do povo. Nosso objetivo é alavancar a economia de nossa cidade, utilizando espaços apropriados para as feiras.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 23/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CONVITE PARA A VI FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem a honra de convidar toda a população para prestigiar a IV Feira da Agricultura Familiar, com seminários, amostras e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanais, que acontecerá no dia 27 de junho (terça feira), com a seguinte programação:

8h: Café da manhã e credenciamento

8h30m: Abertura e fala das autoridades

9h: Apresentação do seminário com o Tema: Agricultura Familiar: Uso racional do solo e agua.

12h: Encerramento e almoço.

18 às 22h: Feira da Agricultura familiar no Calçadão da Liberdade, com amostra e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanais e atrações musicais locais.

Contamos com a presença de cada um para prestigiar a IV Feira da Agricultura Familiar de Ibiapina, que busca promover o trabalho dos nossos produtores locais, formentar a economia da região e promover a conscientização sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável. Venha compartilhar essa experiência enriquecedora e se encantar com o que nossa cidade tem a oferecer!

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 23/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM IBIAPINA!

A Prefeitura de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a CONAFER, oferece o Curso de Inseminação Artificial que acontece em dois momentos, para os pecuaristas do município que já inscritos.

Hoje, dia 23/5, acontece as aulas teóricas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Amanhã, aula prática na Fazenda Pé de Serra, das 8h às 17h.

Estiveram presentes a vice-prefeita Neidinha Prado, a secretária de Agricultura, Erivanda França, produtores e pecuaristas da região.

A iniciativa capacita os produtores rurais e aprimora a qualidade dos rebanhos em nossa região.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 23/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CONCLUSÃO DA TERCEIRA ETAPA DO PROGRAMA +PECUÁRIA BRASIL

A Prefeitura de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, anuncia a conclusão da terceira etapa do programa +Pecuária Brasil nesta segunda-feira (22/05). Nesse processo, realizamos protocolos e inseminações artificiais em tempo fixo, beneficiando mais 46 animais de pecuaristas do nosso município.

Com essa conquista, ultrapassamos a incrível marca de 130 animais inseminados a custo zero para os pecuaristas de Ibiapina. Através do trabalho dedicado da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, estamos buscando constantemente o melhoramento genético do rebanho local.

O +Pecuária Brasil é uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento e a produtividade da pecuária em nossa região. Estamos orgulhosos de oferecer essa oportunidade aos nossos produtores, promovendo avanços significativos na qualidade e no desempenho dos animais.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 05/04/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE IBIAPINA, JUNTAMENTE COM O SINDICATO DOS TRABALHADORES (AS) RURAIS INICIAM O PLANEJAMENTO PARA VIABILIZAR A FESTA DO TRABALHADOR 2023 A Prefeitura de Ibiapina, representada pelo prefeito Marcão, juntamente com a secretária de Agricultura, Erivanda França, e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiapina, realizaram uma reunião nesta segunda-feira, dia 2 de
#Agricultura 13/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZA VISITA TÉCNICA A AGRICULTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR

Na última sexta-feira, 10 de março, a secretária de Agricultura, Erivanda França, e os técnicos da referida secretaria realizaram uma visita técnica ao agricultor familiar, Sr. Francisco, da comunidade de Jurema Norte.

Durante a visita o produtor recebeu orientações do médico veterinário, Helton Brasil, sobre as técnicas de psicultura (criação de peixes) e sobre a implantação de uma agroindústria familiar para a produção de filé de peixe (tilápia). Tais instruções fazem parte da autorização para recebimento do SIM (Selo de Inspeção Municipal).

O técnico da Secretaria, Sr. Humberto, orientou sobre as culturas do milho, feijão e sobre a fruticultura.

É a gestão municipal sempre dando atenção para aqueles que precisam, um dos objetivos é desenvolver ainda mais as culturas agrícolas e agronômicas do município.

Prefeitura de Ibiapina- A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Ibiapina #Agricultura #psicultura

#Agricultura 07/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SETOR DE AGRICULTURA DE IBIAPINA PLANEJA IMPLEMENTAR CULTIVO DE UVAS NO MUNICÍPIO

Ocorreu na ultima segunda-feira, dia 6 de março, no auditório da Prefeitura, uma reunião realizada pela Empresa SP Strategic Solutions, através de seu diretor, Silvio Bertolini Pasin.

Na pauta do encontro estava o projeto de implementação do cultivo de uva em Ibiapina e foram tratados os seguintes assuntos: produção de mudas, tratos culturais de cultivo, colheita, comércio e sua viabilidade para a região.

Participaram deste momento o prefeito Marcão, a secretária de Agricultura, Erivanda França, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Cláudio, e o presidente da COOPAMIL (Cooperativa Mista Agrícola da Ibiapaba), Sr. Aguiar Fernandes.

Ibiapina sempre inovando e em constante desenvolvimento.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 13/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL A PREFEITURA DE IBIAPINA MARCOU PRESENÇA NA SOLENIDADE DE ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO AO GARANTIA SAFRA 2022/2023. Com o Prefeito Marcão, estavam no evento a secretária de Agricultura Erivanda França, o presidente da Câmara Municipal do Município, Rodrigo Melo e a Senadora Augusta Brito.
#Agricultura 09/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL COMUNICADO AOS AGRICULTORES A prefeitura de Ibiapina, através da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa aos senhores agricultores:
#Agricultura 06/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

A prefeitura municipal de Ibiapina, através da secretaria de agricultura e desenvolvimento rural, com apoio do Governo do Estado, em parceria com o instituto Veredas, promoveu no último sábado, 04 de fevereiro, a III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR.

O evento teve início as 12h, e contou com um agradável almoço de boas-vindas, para convidados e intensa programação incluindo: seminários, amostras, comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanais.

Os seminários contaram com a presença de grande público e das seguintes autoridades: O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ibiapina, Rodrigo Melo, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Antônio Cláudio, da vice prefeita Neidinha Prado, de representantes do governo do Estado, através do Instituto Veredas, demais lideranças e sindicalizados.

Na noite, a III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR contou com amostras e comercialização de produtos comestíveis, de artesanatos e muitas atrações, fizeram grandes apresentações no palco do evento, que contou os artistas: ELLEN RODRIGUES, JEJÊ ARAUJO e JONH SABINO.

III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR foi uma realização da secretaria de agricultura e desenvolvimento rural, com apoio da Prefeitura Municipal de Ibiapina, do Governo do Estado, através do Instituto Veredas.

A secretária Erivanda França, comemorou o sucesso do evento e a grande presença de público e ressaltou a alegria de poder realizar um evento tão diversificado, destinado a todos os públicos, com foco no homem e na mulher do campo, destacou: "Nossos sinceros agradecimentos ao Antônio Cláudio, do Sindicato e ao Prefeito Marcão, que tem sido um grande parceiro dos agricultores. Nossas metas com a agricultura de Ibiapina são ambiciosas e estamos certos de caminhar de mãos dadas com a prefeitura e o governo do Estado".

TRABALHO E COMPROMISSO COM A AGRICULTURA.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A Hora é de Reconstruir

#Agricultura 30/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BOAS NOTÍCIAS DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR 2023 A secretaria de agricultura informa que começou na manhã da última desta terça-feira, 24/01 a entrega das sementes de milho hibrido do programa hora de plantar do Governo do Estado do Ceará
#Agricultura 25/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CONVITE, III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

A prefeitura municipal de Ibiapina, através da secretaria de agricultura e desenvolvimento rural, está preparando um grande evento para toda a população ibiapinense prestigiar, no próximo dia 04 de fevereiro.

Vem aí a III FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, com:

*seminários, amostras, comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanais e muito mais*.

Sua presença é valiosa, traga sua família!

#Agricultura 18/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMATERCE INICIAM DISTRIBUIÇÃO DAS SEMENTES

A prefeitura de Ibiapina, através da secretaria de Agricultura, em parceria com a Ematerce e o Governo do Estado, comunicam que a partir do dia 25 de janeiro, se iniciará a ENTREGA DAS SEMENTES, do programa HORA DE PLANTAR 2023.

Fique atento as informações a seguir!

Senhores produtores/agricultores, atenção as datas de entrega das sementes.

#Agricultura 14/01/2023 GABINETE DO PREFEITO CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA COOPAMIL - COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA DE IBIAPINA.
#Agricultura 29/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL RETOMADA NOS RECEBIMENTOS DE LEITE DO PROGRAMA PAB

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura, retornou na segunda feira, 21 de novembro, o recebimento dos pacotes de leite do programa PAB Leite.

O Programa PAB Leite tem como objetivo atender as famílias em vulnerabilidade social por meio das entidade socioassistencial assim como creches e hospitais municipais.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 21/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL IBIAPINA 144 ANOS: FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Dando continuidade a nossa programação da semana do município, em comemoração aos seus 144 anos de emancipação política, ocorreu na noite de ontem, a Feira da Agricultura Familiar de Ibiapina.

Esta feira é a materialização de um conjunto de ações e programas que envolvem o diagnóstico da unidade produtiva. A realização das Feiras contribui para aumentar as possibilidades de apresentação dos produtos para a comercialização.

#Agricultura 18/11/2022 GABINETE DO PREFEITO ENCONTRO REGIONAL DA CONAB

A Prefeitura Municipal de Ibiapina recebeu na quarta-feira, 16 de novembro, o encontro Regional da CONAB, onde tivemos em pauta a articulação e fortalecimento da Agricultura Familiar em nossos municípios.

A ocasião contou com a presença de vários prefeitos dos municípios da Ibiapaba(AMI), juntos de lideranças políticas, representantes da EMATERCE, Banco do Nordeste, organizações produtoras da agricultura familiar, os secretários municipais, a Agências BNB de São Benedito e Tianguá e STTR's.

Agradecemos pela a presença de todos os prefeitos e secretários de diversos municípios, neste evento tão importante para o fortalecimento do Programa Alimenta Brasil, que oferece um incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, com o maior objetivo de promover um melhor acesso a uma alimentação adequada e saudável.

Estiveram presentes representando nosso município, a Secretária de Agricultura Erivanda França, o Secretário de Educação Cleano Melo e o Prefeito Marcão.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 11/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, EM PARCERIA COM CONAFER, REALIZA A 1ª FASE DO PROGRAMA MAIS PECUÁRIA BRASIL

A prefeitura Municipal de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com CONAFER, realizou a 1ª fase do Programa Mais Pecuária Brasil, que visa inseminar o rebanho dos pequenos e médios produtores do município, a custo zero, agregando valor genético e aumentando a qualidade dos bovinos do município de Ibiapina.

Nessa 1ª etapa o Veterinário da CONAFER, Danilo Martins, juntamente com o Veterinário da Secretaria de Agricultura, Helton Brasil, realizaram as avaliações ginecológicas dos animais. Foram atendidos 6 proprietários e um total de 30 animais. A Secretária de Agricultura, Erivanda França, acompanhou as visitas.

Essa é uma ação da Secretaria de Agricultura, com apoio do prefeito Marcão, que irá trazer muitos benefícios para os produtores do município de Ibiapina.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 27/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE A FEIRA LIVRE

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa que por conta das Eleições 2022, que ocorrerão no domingo, dia 02 de outubro, a tradicional Feira Livre será antecipada para o sábado, dia 01 de outubro.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 27/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA EM PARCERIA COM O STTR DE IBIAPINA E EMATERCE REALIZA CADASTRO DE ADESÃO AO GARANTIA SAFRA 2022/2023 NAS COMUNIDADES
#Agricultura 09/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA CADASTRO DE ADESÃO AO GARANTIA SAFRA 2022/2023 NO DISTRITO DE ALTO LINDO E NA COMUNIDADE DE SANTA TEREZA
#Agricultura 05/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

A Prefeitura de Ibiapina, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Infraestrutura, em parceria com a Empresa MVB, promoveu na manhã desta sexta-feira, 04 de setembro, o dia de aulas práticas do curso de operador de máquinas pesadas.

A aula ocorreu no loteamento próximo ao contorno da cidade.

Estiveram presentes a Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Erivanda França, e representantes da Empresa MVB.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 01/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA E DE INFRAESTRUTURA EM PARCERIA COM A EMPRESA MVB, PROMOVEM CURSO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS
#Agricultura 13/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETÁRIA DE AGRICULTURA PARTICIPA DE EVENTO EM HOMENAGEM A LUTA DE MARGARIDA ALVES

Na sexta-feira, 12 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiapina realizou, através da Secretaria de Mulheres, uma homenagem a luta de Margarida Alves.

A ação foi dedicada ao encerrando as atividades da I Jornada Municipal Margaridas em Ação Rumo a Marcha 2023 e contou com a participação da Secretária de Agricultura, Erivanda França.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 12/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL IBIAPINA REPRESENTADA NA REUNIÃO DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA ALIMENTA BRASIL

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, esteve representada ontem, quinta-feira, 11 de agosto, na reunião de capacitação do PAB - Programa Alimenta Brasil, pelo coordenador do Meio Ambiente, Gaspar da Silva.

O Alimenta Brasil é o programa de aquisição de alimentos, que tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 16/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETÁRIA DE AGRICULTURA PARTICIPA DA CARAVANA DAS MARGARIDAS EM FORTALEZA

A secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ibiapina, Erivanda França, esteve na sexta-feira, 15 de julho, em Fortaleza, no encontro intitulado Caravana das Margaridas, realizada pela FETRAECE e CONTAG, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar). O evento segue até o sábado, 16, e reúne mulheres de todas as regiões do Ceará.

Durante a Caravana será debatida a Marcha das Margaridas em 2023, a participação das mulheres nos sindicatos e na política, o feminismo e muitos outros

No período da tarde de sexta-feira ocorreu a mesa de diálogo intitulada de "Mulheres e poder - construindo outras possibilidades de política". A mediadora foi a secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira, e contou com a colaboração de Erivanda França; Conceição Gomes (Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Apuiarés) e Betânia Andrade (Vereadora do PT em Santana do Acaraú).

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 15/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DIA DO PECUARISTA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura, celebra hoje, 15 de julho, o Dia do Pecuarista.

A data celebra o trabalho daqueles que se dedicam ao cuidado, manejo, alimentação, saúde, qualidade, reprodução e bem-estar dos animais, além de serem responsáveis pela produção de carne, leite, queijos e alimentos em geral.

Parabenizamos nesta data todos os pecuaristas, e em especial os do município de Ibiapina.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 30/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITURA DE IBIAPINA IMPLANTA SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Foi sancionada pelo prefeito Marcão a Lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal, responsável pela realização da fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, assegurando qualidade e segurança ao consumidor.

O S.I.M. promove benefícios à comunidade, pois realiza a inspeção, registro e fiscalização de agroindústrias que elaboram produtos de origem animal no munícipio de Ibiapina, ocasionando o desenvolvimento rural através do aumento da renda do produtor rural.

O S.I.M. tem como objetivo garantir saúde pública e a regularização da agroindústria de origem animal para a comercialização dentro do munícipio, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos fabricados.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 27/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR
#Agricultura 22/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE IBIAPINA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, convida a população para uma programação super diversificada da Agricultura Familiar de Ibiapina.

Dia 26 de junho, às 8 horas, Seminário sobre agricultura familiar, no Auditório do Colégio das Irmãs.

Dia 26, às 19 horas, Feira da Agricultura Familiar, exposição e venda de produtos agrícolas e artesanais, no Calçadão da Liberdade.

Dia 27, às 19 horas, Feira da Agricultura Familiar, exposição e venda de produtos agrícolas e artesanais, no Calçadão da Liberdade.

Esperamos vocês!

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 06/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETÁRIA DE AGRICULTURA, ERIVANDA FRANÇA, RECEBE EQUIPAMENTOS DE MATERIAIS DE ESCRITÓRIO, NA SEDE DA SDA-CE EM FORTALEZA
#Agricultura 28/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA, EM PARCERIA COM O SINDICATO DOS TRABALHADORES (AS) RURAIS ENTREGA DAP´S AOS IBIAPINENSES APROVADOS NO PROJETO SÃO JOSÉ
#Agricultura 25/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PARABÉNS, TRABALHADOR RURAL

Hoje, 25 de maio, a Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, comemora o Dia do Trabalhador Rural.

A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas, como lavradores, agricultores, cuidadores de animais etc.

Respeitar o trabalhador do campo, como um profissional que merece todos os direitos, é dever de toda a sociedade.

Ibiapina possui um grande número de trabalhadores rurais. Por isso, aproveitamos a oportunidade para agradecer a esta classe de profissionais que trabalham arduamente para nos oferecer o melhor.

A Secretaria de Agricultura tem trabalhado para dar toda assistência necessária a esta classe.

Feliz Dia do Trabalhador Rural!

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 15/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL INAUGURAÇÃO DA CASA DE POLPA DE FRUTAS DA COMUNIDADE JUREMA NORTE

Na sexta-feira, 13 de maio, aconteceu a inauguração da Casa de Polpa de Frutas da comunidade Jurema Norte. A nova fábrica é uma aquisição do Projeto São José, por meio da Associação Comunitária de Jurema Norte, que fechou parceria com a fábrica de polpa Santo Elias.

Com isso, haverá produção e comercialização de polpa de frutas, onde a mão de obra e aquisição de insumos será dos produtores da comunidade e da região, fortalecendo a vida do homem do campo.

O prefeito Marcão esteve na inauguração e afirmou mais uma vez seu compromisso com o homem e mulher do campo, através da Secretaria de Agricultura, na pessoa da secretária Erivanda França, que muito tem trabalhado por este setor.

Além do prefeito e da secretária, estiveram presentes a primeira-dama Dirce Maria, o líder político Dr. Orismar Diniz, os secretários Adriano Feitosa, Edson Sá, Nogueira Júnior e os vereadores Adelmo Pereira e Carlos Amadeu.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 04/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA PROMOVE REUNIÃO COM SELECIONADOS DO PROJETO SÃO JOSÉ JOVEM

A Prefeitura de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, promoveu na tarde de ontem, dia 3 de maio, uma reunião com os selecionados para o Projeto São José Jovem.

No total, 10 ibiapinenses foram pré-selecionados, dentre os 400 jovens que compõem o programa no estado. O intuito da reunião foi para oferecer total apoio e suporte aos selecionados, a fim de contribuir de forma significativa na apresentação de seus projetos finais.

Estiveram presentes na ocasião, além dos selecionados, a secretária de Agricultura, Erivanda França, a vice-prefeita Neidinha e técnicos da Secretaria.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 06/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA CONTINUA SEGUINDO A AGENDA DE VISITA NAS COMUNIDADES, OFERECENDO APOIO AOS AGRICULTORES

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, continua seguindo a agenda de visita nas comunidades, apresentando os programas e projetos do Estado e os serviços ofertados pela Secretaria aos agricultores.

Esta ação visa a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. As últimas visitas realizadas foram nas comunidades de pindoba, e Santa Maria.

O prefeito Marcão, junto com a secretária Erivanda França e seus técnicos, não têm medido esforços para trazer ainda mais benefícios à área rural do município.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 02/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO SÃO JOSÉ JOVEM PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM SÃO BENEDITO

Nessa quinta e sexta-feira, os jovens de nosso município, que foram aprovados na primeira etapa do Projeto São José Jovem, participaram da etapa de capacitação para elaboração do projeto final, na cidade de São Benedito.

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura, tem oferecido todo apoio aos jovens e trabalha para o desenvolvimento rural de nosso município.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 01/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA CONTINUA SEGUINDO A AGENDA DE VISITA NAS COMUNIDADES, OFERECENDO APOIO AOS AGRICULTORES

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, continua seguindo a agenda de visita nas comunidades, apresentando os programas e projetos do Estado e os serviços ofertados pela Secretaria aos agricultores.

Esta ação visa a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. As últimas visitas realizadas foram nas comunidades de Alto Lindo, Jurema Sul, Betânia e Jurema Norte.

O prefeito Marcão, junto com a secretária Erivanda França e seus técnicos, não têm medido esforços para trazer ainda mais benefícios à área rural do município.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 29/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA CONTINUA SEGUINDO A AGENDA DE VISITA NAS COMUNIDADES, OFERECENDO APOIO AOS AGRICULTORES

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, continua seguindo a agenda de visita nas comunidades, apresentando os programas e projetos do Estado e os serviços ofertados pela Secretaria aos agricultores.

Esta ação visa a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. As últimas visitas realizadas foram nas comunidades de Paturi, Jardim, Várzea e Santa Maria.

O prefeito Marcão, junto com a secretária Erivanda França e seus técnicos, não têm medido esforços para trazer ainda mais benefícios à área rural do município.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 22/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA REUNIÃO PARA ALINHAMENTO DE DEMANDAS DAS COMUNIDADES

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu na manhã desta terça-feira, 22 de março, no auditório do Centro Administrativo, uma reunião com os presidentes das associações comunitárias de nosso município.

O intuito da reunião foi alinhar as demandas das comunidades, com intuito de beneficiar e fortalecer a vida no campo, como parte das ações realizadas junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, fruto da audiência ocorrida entre o prefeito Marcão, a secretária Erivanda França e a Secretária do Estado, Ana Tereza.

Estiveram presentes na reunião de hoje a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Erivanda França, e seus técnicos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Ibiapina, Antônio Cláudio, e o presidente da Federação das Associações, Sr. Rafael.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 16/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA SEGUE ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE SUPORTE TÉCNICO DAS FAMÍLIAS IBIAPINENSES

A Prefeitura de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, segue seu calendário de atividades e de solicitações de suporte técnico para as famílias ibiapinenses. Tal solicitação técnica pode ser para plantio ou documentação de terreno.

A Secretaria disponibiliza uma equipe técnica especializanda em diversos serviços, como a confecção do CAR, ITR e recomendações agrícolas. A secretária Erivanda França acompanha de perto cada passo desses processos.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 01/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL COMUNICADO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa a todos as entidades e beneficiários do PAB Leite que o programa está suspenso por tempo indeterminado.

Isto ocorreu devido a necessidade de celebração de novos contratos, o que condiciona a liberação de recurso por parte do Governo Federal e Estadual para execução do programa no ano de 2022.

A Secretaria de Agricultura divulgará uma nova nota e está aberta a qualquer esclarecimento sobre o assunto.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 12/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO, AGRICULTORES INSCRITOS NA GARANTIA SAFRA 2020/2021

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, vem informar a todos os agricultores inscritos no Garantia Safra, referente ao ano de 2020 e 2021, que saiu a folha de pagamento para o mês de fevereiro. Serão, no total, R$ 51.000,00, injetados na economia do nosso município.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 11/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA VISITA TÉCNICA À COMUNIDADE DE JANUÁRIO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou na quarta-feira, dia 9 de fevereiro, uma visita técnica na comunidade de Januário.

A ação foi solicitada pela agricultora Jarine, que recebeu atendimento técnico e especializado da equipe.

Mais um compromisso do prefeito Marcão em benefício aos agricultores ibiapinenses.

Estiveram presente a secretária de agricultura, Erivanda Franca, os Técnicos, Alessandro e Joaquim e a estagiária da EFA, Erilandia.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 10/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO, PRODUTORES RURAIS

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa aos produtores e produtoras rurais, sindicatos e associações de produtores do Estado do Ceará, que o Governo do Estado, por meio da Lei Estadual 17.805, de 02/12/2021, está promovendo a regularização cadastral de todos aqueles produtores em situação irregular junto à ADAGRI, sem nenhum ônus (multa) ao produtor por um período de 90 dias, que terminará no dia 2 de março de 2022.

Devem se regularizar os produtores que não vacinaram ou não declararam a vacinação de bovinos e bubaldinos nas últimas etapas da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa; venderam ou compraram animais sem GTA; não possuem mais rebanho bovino, bubalino ou demais espécies de produção por morte ou abate; casos de falecimento; transferência (compra e venda) de propriedade rural juntamente com rebanho; e produtores ainda não cadastrados.

Portanto, todos os produtores e produtoras nas situações descritas acima devem comparecer até o dia 2 de março nos escritórios da ADAGRI, Ematerce ou Secretarias de Agriculturas Municipais para se regularizarem sem lavratura de Auto de Infração, ou seja, sem prejuízos futuros ao produtor.

Contamos com a sua participação.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 09/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO, AGROPECUARISTAS DE IBIAPINA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa que a partir do dia 18 de fevereiro vai disponibilizar aos agropecuaristas ibiapinenses consultas médicas veterinárias, todas as sextas-feiras, na Secretaria de Agricultura.

Informamos também que os atendimentos serão realizados por agendamentos.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 02/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO AO COMUNICADO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está oferecendo aos agricultores ibiapinenses os serviços de CAR-Cadastro Ambiental Rural, ITR-Imposto Sobre a Propriedade Rural e visita técnica à sua lavoura.

Procure a Secretaria e marque para realizar o CAR das suas terras, o ITR, assim como as visitas técnicas. Informamos ainda que todas as visitas serão com agendamento prévio.

É o nosso prefeito Marcão, juntamente com toda a equipe, trabalhando a todo vapor para mais um atender mais um compromisso com a população ibiapinense .

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 01/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA INFORMA SOBRE O PROJETO RECAATINGAMENTO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa que a Ematerce está com o projeto de Recaatingamento, fornecendo mudas de seriguela e cajá umbu.

Para o recebimento destas mudas é necessário a solicitação que acontece até o dia 04 de fevereiro, aos interessados procure a Ematerce de 7:30 às 12:00 ou 13:00 às 17:00.

Informações necessárias para a solicitação: Número de CPF, nome completo, quantidade de mudas e localidade.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 22/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITURA REALIZA A ENTREGA DAS SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR NO DISTRITO PINDOBA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Ematerce, realizou nesta última sexta-feira, dia 21 de janeiro, a entrega das sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, no distrito de Pindoba e comunidades vizinhas.

Este projeto vem proporcionando desenvolvimentos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento da renda. É financiado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, no valor de R$ 20,2 milhões, acrescido de R$ 820 mil do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR.

Cronograma da entrega em Ibiapina: A partir do dia 24 será realizada a entrega das sementes no escritório da Ematerce - Ibiapina, de 7:30 às 12 horas e de 13:30 às 17 horas.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 21/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITURA DÁ INÍCIO A ENTREGA DAS SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR NO DISTRITO DE ALTO LINDO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Ematerce, deu início nesta manhã, dia 20 de janeiro, a entrega das sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, no distrito de Alto Lindo e comunidades vizinhas.

Este projeto vem proporcionando desenvolvimentos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento da renda. É financiado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, no valor de R$ 20,2 milhões, acrescido de R$ 820 mil do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR.

Cronograma das entregas em Ibiapina: dia 21, às 08:30, no distrito de Pindoba e região. A partir do dia 24 será realizada a entrega das sementes no escritório da Ematerce - Ibiapina, de 7:30 às 12 horas e de 13:30 às 17 horas.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 19/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO AO COMUNICADO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa que os agricultores ibiapinenses estão isentos do boleto Hora de Plantar.

Ou seja: o Governo do Estado isentou os agricultores de Ibiapina das taxas e eles não precisarão pagar o boleto referente ao ano de 2021.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 18/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PROJETO HORA DE PLANTAR CHEGOU EM IBIAPINA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e junto com o Governo do Estado, informa que o Programa Hora de Plantar chegou em nosso município.

Este projeto vem proporcionando desenvolvimentos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento da renda. É financiado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, no valor de R$ 20,2 milhões, acrescido de R$ 820 mil do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR.

A coordenação geral é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA e a execução e assistência técnica ficam a cargo da Ematerce, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.

Assim, teremos o cronograma das entregas em Ibiapina: no dia 20 de janeiro, às 8h30, na escola do distrito do Alto Lindo. No dia 21, às 08:30, no distrito de Pindoba e região. A partir do dia 24 de janeiro será realizada a entrega das sementes no escritório da Ematerce - Ibiapina, de 7:30 às 12 horas e de 13:30 às 17 horas.

É necessária a apresentação do CPF.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 14/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL INFORMA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, parabeniza os 10 jovens classificados no Projeto São José Jovem, do Governo do Estado.

Este programa teve uma sequência de reuniões, mobilização e apresentação para os jovens em várias comunidades com objetivo de informar os meios de inscrição no projeto e disponibilizando a equipe técnica da Secretaria, e vídeos para auxiliar os jovens nesse processo de inscrição.

A Secretaria de Agricultura trabalhou muito para o engajamento dos jovens e ações de benefício às comunidades.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 09/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITURA DIVULGA NOMES DOS INSCRITOS QUE IRÃO RECEBER AUXÍLIO NO GARANTIA SAFRA

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, divulga os nomes das pessoas que irão receber auxílio financeiro no Garantia Safra, ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e vinculado ao Mapa, que tem como objetivo garantir a sobrevivência dos agricultores familiares em casos de perda de safra em regiões específicas. Essas perdas podem ser causadas por motivos variados, como períodos de estiagem ou excesso de chuvas que comprometam a produção.

Assim, divulgamos 65 agricultores inscritos que irão receber R$ 850,00.

Prefeitura de Ibiapina - A Hora é de Reconstruir!

#Agricultura 01/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SADR INFORMA QUE FOI PRORROGADA A SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA 2021/2

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa que foi prorrogado o prazo, até o dia 17 de dezembro, da segunda etapa da vacinação contra a febre Aftosa 2021.

Este movimento tem o objetivo de vacinar todos os animais com 24 meses de vida do nosso município até 30 de novembro.

Procure a Secretaria de Agricultura para fazer a declaração de vacinação de seu rebanho, acompanhado da nota fiscal da compra da vacina. Funcionaremos das 07:30 às 12:00hs.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 30/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL RECEBE A VISITA DA COORDENADORA ESTADUAL PAA-ALIMENTOS

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, recebeu na última quarta-feira, 24 de novembro, a visita da Coordenadora do PAA - alimentos CDS.

Esta visita teve o objetivo de monitoramento do programa no município e acompanhamento em lócus de alguns agricultores fornecedores e entidades beneficiados.

Assim, estiveram acompanhando na visita da Coordenadora do PAA - alimentos, Monica Macedo, a secretária de agricultura, Erivanda França, e o coordenador do programa no município, Romário Craveiro.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 04/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SADR DE IBIAPINA INFORMA QUE COMEÇOU A SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA 2021

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa que começou segunda-feira, 1º de novembro, a segunda etapa da vacinação contra a febre Aftosa 2021.

Este movimento tem o objetivo de vacinar todos os animais com 24 meses de vida do nosso município até 30 de novembro.

Procure a Secretaria de Agricultura para fazer a declaração de vacinação de seu rebanho, acompanhado da nota fiscal da compra da vacina. Funcionaremos das 07:30 às 11:30 e de 13:00 às 17:00 horas.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 25/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITURA DE IBIAPINA RECEBE VEÍCULO PARA PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Na tarde desta segunda-feira, 25 de outubro, o prefeito Marcão, ao lado da primeira-dama Dirce Maria e da secretária de Agricultura, Erivanda França, esteve em Fortaleza, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA.

Na ocasião participou da solenidade de entrega de veículos para o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, que graças à forte parceria com o Governo Estadual, Ibiapina foi contemplada com um desses veículos.

A cerimônia de entrega foi realizada pelo governador em exercício, Evandro Leitão, pelo presidente da Assembleia em exercício, deputado Fernando Santana, e pelo secretário da SDA, Diassis Diniz. O evento também contou com a presença da deputada estadual Augusta Brito.

Assim, Ibiapina continua trilhando um caminho de sucesso e desenvolvimento, recebendo benefícios do governo estadual, fruto da parceria com o governador Camilo Santana e com deputados que fazem a diferença.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 06/10/2021 GABINETE DO PREFEITO INVESTIMENTOS PARA IBIAPINA NÃO PARAM

O prefeito Marcão esteve nesta quarta-feira, 6 de outubro, em reunião na SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, para assinar mais um convênio com o Governo do Estado, dessa vez para receber mobiliários.

Além disto, vários outros investimentos foram alinhados e em breve serão anunciados. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador Camilo Santana pelas parcerias importantes que estão sendo feitas com o município de Ibiapina.

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 24/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA PROMOVE ASSEMBLEIA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES DE IBIAPINA

Na última quinta-feira, 22 de julho, a Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, promoveu uma assembleia de fundação da Associação dos Feirantes de Ibiapina.

A assembleia aconteceu no Ginásio Municipal e contou com a participação de 57 feirantes, todos do município.

Um dos objetivos da reunião foi a eleição da diretoria da entidade, que terá uma gestão de dois anos.

Estiveram presentes na assembleia a secretária de Agricultura, Erivanda França, o presidente do Conselho de Alimentação, Antônio Cláudio, o diretor da Federação das Associações de Ibiapina, Vicente Furtado, e o profissional da Secretaria de Agricultura, João Paulo.

Prefeitura de Ibiapina- A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 03/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL FUNCIONAMENTO DE FEIRA LIVRE NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em consonância com as diretrizes do novo decreto do Governo do Estado do Ceará, informa que fica permitida a prática de comércio de feira livre no município. Do dia 28 de junho ao dia 10 de julho, os feirantes estão livres para praticar o comércio, assim como toda a população está livre para comprar de nossos conterrâneos.

Vale ressaltar que apenas feirantes de Ibiapina estão autorizados a vender seus produtos no município.

Lembre-se que a pandemia ainda não acabou. Mantenha os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

#Agricultura 25/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO TRARÁ MAIS INVESTIMENTOS E BENEFÍCIOS PARA A AGRICULTURA DE IBIAPINA

A secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ibiapina, Erivanda França, juntamente com presidente do Conselho de Alimentação, Antônio Cláudio, e profissionais da referida pasta, estiveram ontem, dia 24 de junho, em uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz. A reunião aconteceu da sede da EMATERCE, em Tianguá.

O evento celebrou investimentos e benefícios alcançados para Ibiapina. A parceria entre o Prefeitura e o Governo do Estado é de suma importância para o progresso do nosso município. Um dos compromissos da atual gestão está pautado em alavancar a agricultura local.

#Agricultura 27/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL REUNIÃO ENTRE SECRETARIAS DE AGRICULTURA E DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA INCLUSÃO DO PROGRAMA PAA LEITE

Reuniram-se na manhã da última quarta-feira, 26 de maio, os titulares da Secretaria de Agricultura e da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Erivanda França e Adriano Feitosa, respectivamente, assim como a equipe técnica de ambas secretarias, a fim de traçar metas e criar uma logística para a contemplação do município no Programa PAA Leite, que visa fazer o município ofertar 2.121 litros de leite semanais para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. A ação é do Governo do Estado do Ceará, realizada em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Municipal de Agricultura.

#Agricultura 24/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL REUNIÃO COM LIDERES SINDICAIS

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ibiapina se reuniu na tarde da última quinta-feira, 20 de maio, com líderes sindicais e com o Presidente da Federação das Associações Comunitárias de Ibiapina. Na pauta da reunião estava o alinhamento de metas, a ampliação e o fortalecimento das Associações Comunitárias dos agricultores.

#Agricultura 24/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITO MARCÃO VISITA PLANTAÇÃO DE SOJA NA BETÂNIA. AO QUE TUDO INDICA, UM FUTURO AGRÍCOLA PROMISSOR SE APROXIMA

No último sábado, 22 de maio, o prefeito Marcão, o secretário de Administração, Édson Sá, o secretário do Trabalho e Assistência Social, Adriano Feitosa, o ouvidor do Município, Walbério Lima, o diretor de Defesa Civil, Gustavo Silva, o empresário Leandro Dal Molin e o assessor de Comunicação, Adriano Canutto, visitaram as grandes plantações agrícolas de Ibiapina.

Um dos compromissos firmados pela gestão é de buscar investimentos e parcerias, para desenvolver a agricultura no município e o fomento a novos investimentos, como este do distrito de Betânia, que chegam num momento providencial ao município. No distrito já está sendo cultivado soja, e em estudo de plantio e solo, em breve teremos também o cultivo de batata doce e trigo na região.

Essas conquistas consolidadas, elevarão Ibiapina a uma das potências agrícolas da Serra da Ibiapaba, e assim, o desenvolvimento econômico e agrário do município dará um salto significativo.

O prefeito Marcão destacou: "Ibiapina tem excelentes possibilidades de desenvolver sua produção agrícola. Temos a mão de obra qualificada ao plantio. O exemplo é que, num passado recente, tivemos muito sucesso aqui no plantio do café e da cana de açúcar. Então, com aporte de investimentos necessários, nosso homem do campo terá suporte para alavancarmos ainda mais o setor."

Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR

#Agricultura 13/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CONQUISTAS PARA A AGRICULTURA DE IBIAPINA

É com alegria que a Prefeitura de Ibiapina vem trabalhando para alavancar a agricultura do município.

Diante disso, na manhã de hoje, 13 de maio, o prefeito Marcão, juntamente com a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vandinha, estiveram na sede da Secretaria de Agricultura do Estado, em reunião com o secretário adjunto e técnicos do referido órgão.

Na pauta da reunião estava a solicitação de programas, projetos e políticas públicas voltadas ao meio rural com o intuito de beneficiar o pequeno e médio produtor, as associações e principalmente a agricultura familiar de Ibiapina.

Nos projetos apresentados pela Prefeitura de Ibiapina a Secretaria do Estado do Ceará estão destacados projetos como: Águas dos sertões; Cisternas; Ampliação de vagas no Programa Hora de Plantar; Peixamento nos açudes; Agroindustrialização Via projeto São José Produtivo; Ampliação do número de cotas Garantia Safra 2021/2022; Casa de Farinha Popular; Mudas de cajueiro; Quintais produtivos; Kits de irrigação e Poço Profundo.

Com o trabalho conjunto da Prefeitura de Ibiapina, através da Secretaria de Agricultura, e da Secretaria de Agricultura do Ceará, o sentimento é de que em breve esses projetos ganharão vida e beneficiarão a agricultura do município.

#Agricultura 22/04/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO MARCÃO PARTICIPA DE REUNIÃO VIRTUAL PARA ADESÃO AO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2020/2021

A Prefeitura de Ibiapina informa que o município voltará a ter o benefício do PROGRAMA GARANTIA SAFRA, fruto de uma parceria do Governo do Estado do Ceará com os municípios que aderem ao plano. Este importante subsídio beneficia os agricultores que tenham percas de pelo menos 50% da sua lavoura, de milho, mandioca, feijão, arroz e algodão.

Ibiapina há muito tempo não estava inscrita no programa, que leva benefício aos agricultores locais, em períodos difíceis. A atual gestão já tinha feito compromisso com a classe de não medir esforços para trazer de volta ao município, esta condição de amparo aos agricultores.

E hoje, dia 22 de abril, após uma reunião online, o prefeito Marcão comemorou e destacou que o PROGRAMA GARANTIA SAFRA volta a Ibiapina, depois de muito tempo. "Sei da importância e do quanto este benefício alivia os meus irmãos agricultores nos períodos de baixa na produção. É um dia a ser comemorado e uma grande satisfação para nossa gestão, cumprir mais este compromisso com nossa gente", ressaltou o prefeito.

#Agricultura 10/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA VISITA AGRICULTORES QUE FORNECEM INSUMOS PARA O PAA - PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS.

A Prefeitura Municipal de Ibiapina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realiza, com frequência, visitas aos agricultores e agricultoras que fornecem para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.

Programa esse, que compra insumos agrícolas diretamente dos agricultores do município e promove a

doação simultânea desses alimentos para a merenda escolar.

Reconhecendo e valorizando a produção orgânica na comercialização e na garantia de alimentos saudáveis na merenda escolar.

Prefeitura Municipal de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!

#Agricultura 24/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL REUNIÃO DA STTR-IBIAPINA, SECRETARIA DE AGRICULTURA E CEPEMA

Importante reunião aconteceu em Ibiapina para o fortalecimento e promoção dos agricultores e agricultoras que trabalham na produção de motes ecológicos. Dentre outros objetivos do encontro, podemos destacar dois pontos:

1)A criação de canais de comercialização e capacitação de jovens, homens e mulheres que trabalham na agricultura;

2) A busca pela soberania alimentar e na difusão de informações referentes a questões de gênero e agroecologia.

É a Prefeitura de Ibiapina através da secretaria de agricultura sempre buscando parcerias e programas que auxiliem o homem do campo e o produtor rural a se desenvolver.

#Agricultura 15/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL EMATERCE, SECRETARIA DE AGRICULTURA E STTR CONTINUAM A ENTREGA DAS SEMENTES DE MILHO HÍBRIDO

A EMATERCE de Ibiapina e parceiros: Secretaria de agricultura de Ibiapina, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ibiapina continuam na distribuição das sementes de milho híbrido do exercício 2021/2022 do programa Hora de Plantar. A entrega desta foi realizada no distrito da PINDOBA, no dia 09/fev. O programa possibilita que os agricultores recebam sementes de alta qualidade para o plantio tendo em vista a chegada das primeiras chuvas.

#Agricultura 12/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA DE IBIAPINA, STTR E EMATERCE INFORMAM AOS AGRICULTORES SOBRE O PROJETO SÃO JOSÉ IV

Os representantes da EMATERCE e Secretaria de Agricultura, reuniram-se no dia 12/02, na sede do STTR de Ibiapina e apresentaram aos agricultores e produtores os detalhes do Edital do Projeto São José IV. No encontro, cada representante pode se manifestar a respeito da proposta do Edital. Eles ouviram das instituições presentes que terão total apoio em suas manifestações de adesão ao projeto, como também, se necessário, um técnico projetista para os mesmos.

O Projeto São José IV é de extrema importância para os agricultores e produtores rurais. Ele tem, entre suas prioridades, levar desenvolvimento para o campo e sustentabilidade, diminuindo o impacto causado pelas quadras invernosas que mais sofrem com a mudança de clima, apostando na sustentabilidade e resiliência na prestação de serviços a quem mais precisa.

#Agricultura 09/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL CRIADORES COM CADASTRO IRREGULAR TEM ATÉ 17 DE MAIO PARA REGULARIZAÇÃO
#Agricultura 08/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO DO NORDESTE VIABILIZARÁ EMPRÉSTIMOS AOS AGRICULTORES
#Agricultura 08/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL A EMATERCE DE IBIAPINA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA E STTR FAZ A ENTREGA DAS SEMENTES DE MILHO HÍBRIDO
#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA DE IBIAPINA DIVULGA O PROGRAMA PAA
#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMATERCE INICIAM DISTRIBUIÇÃO DAS SEMENTES DE MILHO
#Agricultura 01/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO AGRICULTORES DE IBIAPINA!
#Agricultura 19/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA EMATERCE

O Prefeito Marcão e sua comitiva se reuniram com representantes da Ematerce. A reunião se tratou da renovação do convênio entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Prefeitura Municipal de Ibiapina, com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento rural municipal.

Participaram da reunião:

Ronaldo Ferreira Carvalho - Agente Rural da Ematerce de Ibiapina;

Ana Beatriz Silva Rodrigues - Agente Rural da Ematerce de Ibiapina;

Floro Bento de Fiqueiredo - Gerente do CEAT da Ematerce de Ubajara;

Cícero Teles Costa Pereira - Gerente Regional da Ematerce;

José Adecio Pereira - Assessor Regional da Ematerce;

Gaspar da Silva Alves - Agente Rural da Ematerce de Ibiapina.

#prefeituradeibiapina #ahoraedereconstruir #ibiapina #daprafazer #compromissocomibiapina #reconstruiribiapina #cuidardopovodeibiapina

#ibiapinareconstruindo

www.ibiapina.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 09:02:51